Blog

Acompanhe as novidades da Infolution e notícias de tecnologia

Nota Fiscal Eletrônica

A nota fiscal eletrônica é emitida e armazenada apenas no meio eletrônico, proporcionado agilidade nos serviços prestados. Juridicamente ela é válida através da assinatura digital realizada pelo emissor, bem como pela recepção eletrônica da Fazenda, anteriores à movimentação da mercadoria.
As transformações oriundas da NF-e para emitir e gerir informações fiscais são benéficas para o seu negócio, confira 10 vantagens que a nota fiscal eletrônica proporciona:

- Folhas e impressão:
Ocorre uma diminuição brusca dos gastos destinados à aquisição de impressoras e a utilização de papel. Benefício para a sua empresa e para o meio ambiente.

- Armazenamento:
A nota fiscal por ser realizada pelo meio eletrônico dispensa a aquisição de arquivos, prateleiras e outros custos com os locais de armazenagem das notas fiscais. Com algumas dicas, você fica líder em organização e armazenamento.

- Relacionamento eletrônico:
Com a padronização, ela acaba motivando os relacionamentos da empresa com os clientes de maneira eletrônica, culminando na realização de futuros negócios.

- Digitação:
Se a sua empresa for a compradora de um produto, no momento em que a mercadoria for recebida não haverá a necessidade de digitação, uma vez que as informações geradas na NF-e pelo emissor podem ser utilizadas pelo comprador. Assim, você economiza tempo e evita erros com a digitação.

- Tempo:
Falando em economia de tempo, quando você necessita consultar uma nota fiscal eletrônica, basta acessar o computador. Portanto, não há necessidade de você se dirigir ao arquivo morto da empresa e perda um tempo valioso procurando a referida nota fiscal.

- Logística de Transporte:
Diminui o tempo com a parada de caminhões em postos de fronteira, já que a NF-e simplifica a fiscalização. Além de que o planejamento com a logística é favorecido. Com a nota fiscal eletrônica a informação é antecipada, assim, você pode preparar o local de descarga e armazenagem dos produtos no seu estabelecimento.

- Centralização de Processos:
A NF-e permite a centralização dos processos de faturamento. Por exemplo, se a empresa possui várias filias espalhadas pelos mais diversos lugares do país é possível centralizar os processos na matriz. Reduz o número de funcionários, encargos trabalhistas e não altera a efetividade do seu negócio.

- Envio de documentos:
A NF-e pode ser enviada por e-mail. Logo, o envio dos documentos fiscais por sedex, motoboy ou outro meio é eliminado. Mais gastos desnecessários são evitados e, utilizando uma solução especializada para documentos fiscais, você consegue compartilhá-las na nuvem sem necessidade de usar o e-mail.

- Cartórios:
Muitas vezes os clientes alegam o desconhecimento ou o não recebimento de uma nota fiscal. Para isso, mostra-se necessário o envio de uma cópia da nota fiscal autenticada, gerando muitos custos cartorários. A nota fiscal eletrônica pode ser enviada inúmeras vezes por meio e evita esse tipo de despesa.
Compartilhe: