Blog

Acompanhe as novidades da Infolution e notícias de tecnologia

Tecnologia da Informação em Pequenas Empresas

O objetivo das empresas deve ser primeiramente realizar uma pesquisa na área e acompanhar o desenrolar de uma implementação de TI, conscientes da realidade em que se insere a empresa, cultura organizacional e incentivos com que a empresa possa contar.

Para isso as pequenas empresas não estão em um ambiente isolado, pois existem incentivos para a estabilização em um mercado competitivo e que requer a inserção no ambiente de TI.

Para os colaboradores, a tecnologia ajuda na reciclagem profissional. Para a empresa é interessante estabelecer um programa de aprendizagem e qualificação por gestão de competências, formando uma cultura de conhecimento e inovação.

Quando a organização resolve estruturar e qualificar colaboradores, não só está inserindo o seu pessoal na nova cultura organizacional, como também promovendo crescimento profissional, aumentando propriedade intelectual e promovendo uma ação estratégica por meio da força de trabalho.

É preciso contar com equipes comprometidas para implantação e inovação em TI, equipes autogeridas e multidisciplinares, conscientes de sua participação. Neste quesito, da educação é essencial ressaltar o aspecto de investimento, posicionamento da organização, comprometimento da alta direção.

Aumentar a competitividade através da tecnologia da informação é algo de importância crucial, mas antes de optar por um sistema de informação é necessário considerar alguns aspectos relevantes:
- Custo benefício: o custo total ou custo de aquisição, é o termo popular para designar quanto custa para adquirir recursos de tecnologia, incluindo computador e software, hardware e atualizações, manutenção, suporte técnico e treinamento.
- Custos tangíveis são custos com hardware, software e serviço pessoal.
- Benefícios tangíveis: aumento da produtividade, redução dos custos operacionais, redução da força de trabalho e menores gastos com compras.

Para implantação de software e hardware na empresa, é necessário pesquisar o número e formação dos colaboradores que teriam contato com o uso da informática.

O maior benefício encontrado na pesquisa de mercado sobre os produtos de informática, é a concorrência entre os softwares com a vantagem de vários testes serem gratuitos para a fase de experimentação. Os resultados gerais esperados com o uso da tecnologia da informação são o progresso técnico e aumento na competitividade e estes resultados serão em longo prazo, e ainda é necessário a adaptação às mudanças no ambiente em que vai se desenvolver o processo de informatização, a capacitação de mão de obra e o controle de qualidade sobre os serviços utilizados pela empresa.
Compartilhe: